2

CNTS defende junto ao governo a negociação da jornada 12×36

A definição da jornada de trabalho de 12 x 36 horas, um dos pontos a serem incluídos na Medida Provisória complementar à Lei 13.467/2017, da reforma trabalhista, foi tema de reunião de dirigentes da CNTS com Mariângela Fialek, da Secretaria de Governo da Presidência da República e membro do grupo de trabalho criado para discutir a edição da MP. Participaram do encontro o vice-presidente da Confederação, João Rodrigues Filho; o secretário-geral, Valdirlei Castagna; e o tesoureiro-adjunto, Jânio Silva, acompanhados do assessor parlamentar, André Santos.

A CNTS solicitou a audiência para esclarecer sobre informações veiculadas de que o texto preliminar da MP inclui a jornada 12×36 como objeto de negociação coletiva, “exceto” para os trabalhadores da saúde. Os dirigentes levaram ao GT a posição da CNTS, que não é contra a definição por meio de acordo ou convenção coletiva, mas sim contra a exclusão da categoria da saúde da negociação.

“A negociação é necessária para discutirmos questões que vão além da jornada praticada, a exemplo de como as unidades de saúde vão propiciar condições mínimas e local adequado para repouso e alimentação; discutir como será o fornecimento desta alimentação, até porque essa jornada ocorre na maioria das vezes no período noturno e o profissional ficará por longo tempo fora de sua residência, incluindo os trajetos de ida e retorno do trabalho; e também discutir sobre a folga compensatória”, explica Valdirlei Castagna.

Mariângela Fialek se comprometeu a levar a posição da CNTS para discussão no GT, que é formado por representantes da Câmara, do Senado, da Casa Civil e do Ministério do Trabalho. Por questões jurídicas, especialistas acreditam que a MP deverá ser editada somente após a entrada em vigor da Lei 13.467/2017, em 11 de novembro próximo. A CNTS vai solicitar à confederação patronal que também se manifeste junto ao grupo de trabalho favorável à definição da jornada por acordo ou convenção coletiva também para os profissionais da saúde.

 

 


CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *