Responsive image

Confederação Nacional

dos Trabalhadores

na Saúde

Responsive image

Dirigentes sindicais debatem comunicação em evento da Fetessesc

Data: 05/05/2017 10:54:00
Crédito: Patricia Duarte/ Sitessch

Ideologias da mídia, comportamento da grande massa, parcialidade/imparcialidade e técnicas de redação e entrevista foram alguns dos temas abordados e discutidos durante o curso sobre comunicação sindical realizado pela Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina - FETESSESC nos dias 8 e 9 de maio na sede do SindiSaúde de Itajaí-SC. O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e Região - SITESSCH esteve representado pela presidente, Maria Salete Cross, também vice-presidente da Federação; a diretora de Comunicação, Vilmair Balduíno Weirich; o tesoureiro, Adair Vassoler e a diretora de Formação Sindical, Tatiane de Castro, também representante da Federação.

O evento começou com explanações sobre a primeira etapa, realizada em dezembro de 2016. Na sequência, a palestrante Manoela de Borba, da Cartola Estratégia e Comunicação deu continuidade falando sobre meios de comunicação, disputa hegemônica, como se comunicar com o trabalhador e de que formas fazer isso.

Para Maria Salete, a realização do evento atende os anseios e demandas da entidade sindical num momento considerado fundamental para todos os cidadãos brasileiros. “Diante do atual cenário político-econômico do Brasil, espaços de aprendizagem e de debate como estes são fundamentais para a atualização dos dirigentes e dos profissionais de assessoria de imprensa dos sindicatos. Precisamos estar cada vez mais atentos às exigências da sociedade e às mudanças de perfil da categoria para garantir a comunicação direta com os trabalhadores”, afirma.

O cuidado acerca da divulgação da informação também foi alvo de debate. Sobre isso, a diretora de Comunicação do sindicato salientou que a postura dos dirigentes e das pastas de comunicação deve ser clara e atuar em conjunto, evitando discursos paralelos ou distorcidos que comprometam a imagem da entidade e do trabalhador. A diretora de formação, Tatiane, destacou que os assuntos debatidos devem ser colocados em prática pelos diretores e pelos assessores de comunicação das entidades sindicais para fortalecer tanto a comunicação interna quanto externa das mesmas. “É desta forma que vamos poder articular melhor a comunicação como um todo e planejar novas atividades para a área”, disse.

O evento contou com a participação de dirigentes dos sindicatos de Chapecó, Concórdia, Caçador, Curitibanos, Itajaí, Tubarão e Criciúma e demais diretores da Federação. (Ascom Sitessch)