Vamos lutar para a saúde não piorar

José Lião de Almeida*

O corte de cerca de R$ 12 bilhões  no orçamento da saúde anunciado pela equipe econômica mostra que a saúde dos brasileiros pode piorar. É com grande preocupação que analisamos esse corte, pois ele vai na contramão do Movimento em Defesa  da Saúde Pública – Saúde + 10, que se mantém mobilizado na busca pela aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular 321/2013. O PLP, que obteve mais de dois milhões e duzentas mil assinaturas busca garantir a aplicação de 10% das receitas correntes brutas da União para o financiamento das ações e serviços públicos no âmbito do SUS.

O  SUS é um dos sistemas de saúde pública mais importantes do mundo e mobilizar a sociedade para o seu fortalecimento é uma das principais lutas da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS) e do SinSaudeSP. Por isso mesmo, este corte no orçamento representa um grande retrocesso do governo em sua política pública em prol da saúde do cidadão e de uma sociedade mais justa.

Esse corte, realizado de forma fria e calculista, representa a ampliação e o agravamento da dor e do sofrimento que já atinge milhões de famílias brasileiras. Em especial, causará um dano maior aos mais necessitados, aos idosos, crianças e mulheres, aos trabalhadores de menor renda, que dependem do SUS como única alternativa de atendimento.

Afeta, ainda, de maneira especialmente danosa os trabalhadores da saúde, pois os deixa ainda mais vulneráveis a situações de estresse pela sobrecarga do sistema. Hoje as condições de trabalho e atendimento ao paciente  já são calamitosas em boa parte da rede pública e também na rede privada, principalmente nos hospitais filantrópicos, santas casas e outros que dependem da verba do SUS para sobreviver.

Por isso mesmo precisamos estar mobilizados para pressionar o Congresso a aprovar não só o PLP 321/13 (Saúde + 10), como também o PL 2.295/00, que institui a  jornada de 30 horas semanais para a Enfermagem e o PL 4.924/09, que estabelece o Piso Salarial da categoria. Nesse sentido, já  estamos em contato com o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, relator do PL 2.295/00, para elaborarmos uma estratégia de luta vencedora visando sua aprovação o mais breve possível.

Vamos lutar para a saúde melhorar!

 

*Presidente da CNTS e do SinSaudeSP

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *