2

Todos mobilizados no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde – OMS como uma data simbólica de conscientização para todos os países sobre a pandemia de Aids. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. Cerca de um milhão de brasileiros estão infectados com o HIV, segundo estimativa da UNAIDS. O Brasil foi um dos primeiros países, dentre os de média renda a fornecer tratamento gratuito para pessoas que viviam com AIDS – em 1996 pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Enquanto isso, a maioria dos países aguardava financiamento internacional para suas respostas.

O Brasil hoje tem uma das maiores coberturas de Tratamento Antirretroviral – TARV entre os países de baixa e média renda, com mais da metade (64%) das pessoas vivendo com HIV recebendo TARV – segundo os dados mais atuais do Ministério da Saúde –, enquanto a média global em 2015 foi de 46% – segundo dados compilados pelo UNAIDS.

Segundo o conselheiro nacional de saúde, Moisés Toniolo, “hoje o movimento social está unido em todo o país para falar com sociedade sobre a Aids. Os dados mostram maior contaminação entre os jovens. Isso precisa ser discutido para haver maior conscientização entre esta população. Atualmente, o CNS nos deu espaço para discutir esse assunto. Na próxima reunião, nos dias 8 e 9 de dezembro trataremos deste tema com todos os conselheiros”, disse.

O Brasil adotou em 2013 novas estratégias para frear a epidemia de AIDS, oferecendo tratamento a todas as pessoas vivendo com HIV, independentemente de seu estado imunológico. Além disso, o país vem simplificando e descentralizando o tratamento antirretroviral; aumentando a cobertura de testagem para HIV em populações-chave, entre outras iniciativas.

Por ser o país mais populoso da América Latina, o Brasil é também o que mais concentra casos de novas infecções por HIV na região. O país responde por 40% das novas infecções – segundo estimativas mais recentes do UNAIDS -, enquanto Argentina, Venezuela, Colômbia, Cuba, Guatemala, México e Peru respondem por outros 41% desses casos.

Símbolo Campanha – O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids. O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *