1

Terceirização subiu no telhado…

Os trabalhadores ganharam fôlego na luta contra a regulamentação da terceirização da forma que propõe o Projeto de Lei 4.302/98. Ontem, dia 28, o ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Celso de Mello, notificou a Câmara dos Deputados para que sejam dadas explicações sobre a aprovação do projeto de lei que regulamenta a terceirização de forma indiscriminada em todas as áreas de uma empresa.

O despacho atende o mandado de segurança do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que considera a matéria inconstitucional. “Entendo prudente solicitar, no caso, prévias informações ao senhor presidente da Câmara dos Deputados, autoridade apontada como coatora”, disse o decano.

Outra ação, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), ainda não teve resposta. Ambas solicitam que o ministro conceda liminar para suspender a tramitação do projeto enquanto a questão não for julgada pela Corte. Aprovado pelo Câmara dos Deputados, o texto já seguiu para avaliação do presidente Michel Temer, e há dúvidas quanto à sanção da matéria sem vetos. O despacho do STF não impede a sanção presidencial, a menos que seja concedida liminar.

Rebelião PMDB no Senado

Não bastasse a posição do ministro do STF, a instabilidade política se alojou de vez no próprio partido de Temer, com apoio do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Desta vez, os senadores do PMDB se manifestaram contrários à sanção do PL 4.302/98. Em nota enviada a Temer, a bancada reafirma os prejuízos causados pelo projeto.

A bancada do PMDB do Senado, em reunião nesta terça-feira (28), decidiu, por maioria dos presentes, se posicionar contrária à sanção do projeto de lei de terceirização para todas as atividades, conforme texto aprovado na Câmara dos Deputados. A bancada defende a regulação e regulamentação das atividades terceirizadas que já existem e não à terceirização ampla e irrestrita, como prevê o projeto. Para a bancada, o texto aprovado precariza as relações de trabalho, derruba a arrecadação, revoga conquistas da Consolidação das Leis do Trabalho e piora a perspectiva de aprovação da reforma da Previdência”, diz a nota.

A CNTS está totalmente engajada na tentativa de impedir o desmonte das leis trabalhistas e sociais. Tendo em vista que as propostas do governo, até agora, contemplam apenas os anseios do setor empresarial, assaltando subitamente os direitos dos trabalhadores, que são a engrenagem da economia nacional, a Confederação reitera o posicionamento contrário a sanção do PL 4.302/98 por possuir tom liberalista do século passado, e não pode atender os anseios da classe trabalhadora atual.

Projeto no Senado

Além da proposta aprovada na semana passada na Câmara, também tramita no Senado o Projeto de Lei da Câmara 30/2015 que trata da terceirização. O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou, ontem, dia 28, o relatório dele aos projetos de lei que tratam de terceirização e serão apensados na Casa. Por acordo com o presidente, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e as centrais sindicais, Paim apresentou uma prévia do texto que será encaminhado às comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Sociais para apreciação.

O texto de Paim prevê pontos que não estão no projeto aprovado pela Câmara, como a responsabilidade solidária da empresa contratante caso a contratada não honre com dívidas trabalhistas. E ainda a garantia de que trabalhadores terceirizados terão direitos iguais aos funcionários da empresa contratante.

Depois de passar pelas comissões, o texto do senador será apreciado pelo plenário do Senado e seguirá para a Câmara dos Deputados. Se for alterada, a matéria retornará para o Senado. Se for aprovado como está, ela seguirá para sanção de Temer e vai se sobrepor ao texto aprovado pelos deputados na semana passada. “Vale sempre a última lei. Então, se esse meu relatório for aprovado na Câmara e no Senado, está resolvida a questão da terceirização”, afirmou o relator após a reunião com Eunício e os sindicalistas.

Os representantes das centrais sindicais cobraram de Eunício Oliveira que o tema da terceirização não seja apenas incluído nos debates da reforma trabalhista, mas votado logo nos projetos relatados por Paim. Eunício se comprometeu a dar andamento normal ao projeto e pautá-lo no plenário logo que ele seja apreciado nas comissões do Senado.

Confira a íntegra do parecer do senador Paulo Paim clicando aqui. (Com informações Agência Brasil)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *