3

Projeto proíbe cursos superiores de enfermagem na modalidade EaD

Proposto pelo deputado Luciano Ducci (PSB-PR), o Projeto de Lei 8.445/2017, dispõe sobre a proibição de oferta e incentivos a criação de cursos superiores integralmente à distância na área de enfermagem. A proposta prevê que disciplinas e atividades na modalidade EaD poderão compor o currículo desde que não ultrapassem 20% da carga horária total.

A CNTS, autora da denúncia sobre a má qualidade do ensino à distância, vai propor emenda, visando a proibição da oferta de cursos não presenciais também aos profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem. A Confederação reconhece que a modalidade EaD é um dos grandes motes do mundo moderno, cuja premissa maior consiste na inclusão social, ou seja, a possibilidade de formação técnica e superior atendendo as necessidades de um segmento significativo da população que antes ficara alijada do processo de formação. Porém, lembra que mesmo a modalidade de ensino tradicional na área de enfermagem, ou seja, o modelo presencial, não tem respondido de forma satisfatória as exigências da assistência à saúde em razão de vários elementos agregados, dentre os quais destaca-se a má qualidade na formação e a precariedade nas condições de trabalho.

Na justificativa, Ducci alega que “não há possibilidade de que um bom profissional da enfermagem seja integralmente formado na modalidade da educação a distância, que jamais substituirá ou equivalerá a bons cursos presenciais e à formação prática em serviço”. O deputado afirmou ainda que o Decreto 9.057/17 e a Portaria 11/17, do Ministério da Educação, permitiram que as instituições de ensino superior poderão ampliar sua oferta de cursos superiores de graduação e pós-graduação à distância sem maiores restrições. “Retirou-se, por exemplo, a necessidade de autorização prévia do Ministério para a abertura de polos de EaD, nos quais os estudantes dessa modalidade são orientados e avaliados. As instituições agora poderão oferecer, exclusivamente, cursos à distância, sem a oferta simultânea de cursos presenciais”. 

O último Censo da Educação Superior, realizado em 2015, apontou a existência de 32 cursos de graduação integralmente oferecidos por EaD, sendo dois deles de enfermagem. 

 






CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *