Parlamentares resistem a mudanças em benefícios sociais

CNTS

As palavras do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, a favor das MPs 664/2014 e 665/2014 encontraram resistência dos parlamentares presentes à audiência pública do dia 9 de abril nas comissões mistas que analisam as matérias. Os textos dificultaram o acesso a direitos previdenciários e trabalhistas.

O deputado Glauber Braga (PSB-RJ) deu o tom do debate ao criticar o Executivo por ter editado as MPs em um momento de retração da economia, com possibilidade de aumento do desemprego e queda da renda dos trabalhadores.

Ele lembrou que o cenário é previsto pelo próprio ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

“Se o Ministério da Fazenda anuncia que é um ano de dificuldade, de ajustes, como se dificulta o acesso do seguro-desemprego?”, questionou Braga.

O parlamentar acrescentou que os deputados e senadores têm dificuldade de justificar a aprovação das MPs em suas bases eleitorais com o argumento de que elas são “meros ajustes”. “O governo precisa criar alternativas”, disse o deputado.

Divergências na base

O presidente da comissão mista da MP 665, deputado Zé Geraldo (PT-PA), reconheceu as divergências dentro da base do governo e no próprio PT. Mas afirmou que os relatores das duas MPs têm condições de fechar um texto de consenso e garantir a aprovação das matérias, que perdem a vigência no dia 1º de junho.

“Trabalho com a expectativa de que nós vamos aprovar essas duas medidas com todas as mudanças que forem necessárias e ‘consensuadas’ no Congresso”, declarou Zé Geraldo. (Fonte: Agência Senado)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *