1

O que desejamos para a saúde dos brasileiros

Ao passar em revista as declarações e esboços de programas de governo dos principais candidatos à Presidência da República notamos que a questão da saúde é muito mencionada, mas de forma superficial. No que concerne, então, aos milhões de trabalhadores do setor parece que nada foi dito de relevante, ou se foi, perdeu-se em meio às agressões entre os participantes.

Cabe alertar aos senhores candidatos que sem a devida valorização dos profissionais da saúde não haverá como arrumar os desacertos hoje vigentes no SUS. A universalização da saúde foi uma grande conquista da Constituição Cidadã, promulgada em 1988.  No entanto, o avanço é limitado, pois faltou a dotação orçamentária específica para atingir a devida sustentação financeira. Passados 26 anos de sua criação, o sistema ainda se debate entre a crônica escassez de recursos e a má gestão.

E também não há registros, nas últimas décadas, de qualquer empenho importante do governo para qualificar e melhorar as condições de trabalho e salários dos anjos de branco que mantém o sistema em funcionamento. Pode-se tomar como exemplo a grande luta pela redução da jornada de trabalho para a Enfermagem (PL-2295/00). Esta reivindicação, mais do que legítima, tramita há 14 anos na Câmara Federal sem que haja vontade política para aprová-la. As demandas, porém, não param por aí: piso salarial para enfermagem (PL 4924/09); fim da terceirização e trabalho decente na saúde são outras bandeiras de luta, entre muitas que defendemos. Sem a humanização e a valorização do profissional que atende à população nunca teremos saúde de qualidade e é isso que desejamos para todos os brasileiros.

Artigo do Presidente da CNTS, José Lião de Almeida

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *