9

Na surdina, governo de Santa Catarina aprova projeto de centralização do Samu

Não adiantou a paralisação dos trabalhadores do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU. Não adiantou uma audiência pública na Alesc com pessoas gabaritadas a falar pelo SAMU e rejeitar o projeto do governo. A proposta de centralização da regulação em Florianópolis foi aprovada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite. Foi aprovada sem muito alarde, como costumam ser as atitudes daqueles que sabem que estão cometendo um erro contra a saúde de milhares de catarinenses.

“É um retrocesso total. Vai diminuir o número de 40 para 25 linhas, desempregando mais de 300 trabalhadores em todo o Estado e aumentando o tempo de resposta para o cidadão, o que pode resultar em morte em muitos casos”, alerta o presidente da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina -FETESSESC, Cleber Ricardo da Silva Cândido.

Segundo o projeto do governo, as oito centrais distribuídas atualmente pelo território catarinense vão ser concentradas em apenas uma, em Florianópolis. Com a justificativa de cortar gastos, o governo ignorou as vozes que operam o sistema e especialistas que participaram da implantação do SAMU em Santa Catarina, como é o caso do César Augusto Nitschke. O presidente da FETESSESC lamentou a decisão.

“Vamos reunir sindicatos da Saúde e debater esta pauta. A gente sabe, através de conversa com membros da CIB, que o próximo passo do governo é passar para o Corpo de Bombeiros a responsabilidade de atendimento de emergência, o que diminuiria ainda mais a qualidade no atendimento, principalmente aos pacientes clínicos”, ressalta Cleber. De acordo com o governo, a implantação do novo sistema será feita em 2016. (Fonte: FETESSESC)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *