Marcha das Margaridas acontece nesta quarta em Brasília

Nesta quarta-feira (12) acontece em Brasília a 5ª Marcha das Margaridas. O movimento, que é composto de trabalhadoras do campo, da floresta e ribeirinhas, reivindica o desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade, centrado na sustentabilidade da vida humana, na defesa da terra e da água como bens comuns. Outra demanda do grupo é a realização da reforma agrária, por soberania alimentar e produção agroecológica.

Neste ano a marcha tem como tema ‘Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade’. A expectativa é reunir mais de 100 mil trabalhadoras rurais e lideranças do movimento sindical e de organizações sociais em passeata pelo centro de Brasília, rumo à Praça dos Três Poderes.

Desde 2000, milhares de ‘margaridas’ de todo o país se reúnem em agosto e tomam a Esplanada dos Ministérios para reivindicar políticas públicas para as mulheres do campo e da floresta. As ‘margaridas’ marcharam em 2000, 2003, 2007 e 2011. A coordenadora da Marcha e secretária de mulheres da Contag, Alessandra Lunas, lembra que há um ano as mulheres estão fazendo marchas municipais, estaduais e diálogos nas comunidades e com governos dos estados para dar voz às principais reinvindicações das mulheres das águas, do campo e da floresta.

Um dos temas prioritários, segundo Alessandra, é o enfrentamento à violência. “Temos ouvido essa reivindicação de norte a sul do país. Essa é, infelizmente, a agenda mais forte que a Marcha das Margaridas precisa colocar nas ruas”.

A Marcha das Margaridas é uma homenagem à trabalhadora rural paraibana, Margarida Maria Alves (1943-1983), que durante 12 anos presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Margarida incentivava a luta na justiça pela garantia de direitos das trabalhadoras e trabalhadores do campo.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *