Líder do governo promete diálogo entre enfermagem e equipe econômica sobre jornada de 30 horas

Para retomar o diálogo acerca da regulamentação da jornada de trabalho da enfermagem em 30 horas semanais com os poderes Legislativo e Executivo, a CNTS e demais entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem estiveram reunidas com o líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE). Segundo o secretário-geral da CNTS e coordenador do Fórum, Valdirlei Castagna, o deputado sempre apoiou a reivindicação, mas agora, em outra posição, como líder do governo, a enfermagem gostaria de novamente pautar o debate do PL 2.295/2000.

“Gostaríamos de contar com o apoio do deputado André Moura como intermediador deste diálogo com o atual governo. Fizemos um novo levantamento que, além de quantificar os postos de trabalho da enfermagem no Brasil, dá aos empregadores dos setores público e privado a exata dimensão do impacto financeiro”, ressaltou, lembrando que as estimativas de custos decorrentes da regulamentação da jornada em 30 horas têm sido ponto de resistência por parte do governo e dos empregadores.

Castagna destacou, ainda, os efeitos positivos de uma jornada adequada às especificidades das atribuições e responsabilidades da enfermagem, como o alto índice de acidentes e doenças ocupacionais causadas pelo cansaço e estresse por conta da extensa jornada de trabalho. “Não temos dúvidas que se o nosso projeto de lei for aprovado teremos menos afastamentos pelo INSS”.

Moura garantiu que levará o projeto, juntamente com os levantamentos sobre o impacto orçamentário, para a reunião da equipe econômica do governo interino de Michel Temer. “A gente precisa, antes de mais nada, estabelecer uma ponte de comunicação e entendimento entre as entidades que representam a enfermagem e a nova equipe econômica do governo, para então termos um posicionamento firme do Poder Executivo acerca deste tema”, avaliou.

O deputado André Moura afirmou ainda que, na atual conjuntura econômica do país, trata-se de um tema delicado e que demandará cautela e paciência das entidades e dos trabalhadores. “O governo assumiu há um mês e está trocando o pneu com o carro andando. Por isso precisamos ter um pouco mais de paciência. Estaremos trabalhando sempre pela aprovação do PL 2.295”, disse.

 

 

 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *