8

Legislativo homenageia quatro décadas de história do Sindisaúde Caxias

CNTS

A Câmara de Vereadores homenageou, em sessão solene, dia 16 de setembro, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Caxias do Sul pela passagem dos seus 40 anos. A cerimônia ocorreu no plenário foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Flavio Cassina. O presidente do Sindisaúde, Danilo Teixeira, destacou o empenho das várias diretorias que participaram da história do Sindicato.

A entidade foi fundada em setembro de 1975, mas as primeiras mobilizações reivindicatórias da categoria só ocorreram em 1987, com a realização da primeira greve dos trabalhadores. A realização do movimento resultou em cláusulas que são aplicadas nos dissídios coletivos até os dias de hoje. Atualmente, o Sindisaúde está presente em 27 municípios da região serrana do Rio Grande do Sul e representa cerca de 14 mil profissionais. 

O vereador Henrique Silva (PCdoB) foi o proponente da homenagem, destacou a luta dos trabalhadores e elogiou a estrutura do sindicato para fortalecer o movimento sindical.  “Atuar numa estrutura sindical em busca de melhores condições para os trabalhadores é apaixonante. Existem os momentos árduos, mas também há muitas conquistas. No caso do Sindisaúde, os profissionais e dirigentes merecem nosso reconhecimento porque estão constantemente buscando melhores condições para quem cuida da vida”, ressaltou.

Após receber a placa de homenagem, o presidente do Sindisaúde lembrou que antes da fundação, a entidade era ligada ao sindicato da capital. “Iniciamos com seis municípios e a maioria dos trabalhadores era mulheres”, recordou. Além das lutas sociais e trabalhistas, o dirigente citou a estrutura construída para acolher os profissionais, como a sede campestre, em Flores da Cunha, e a sede administrativa, inaugurada em 2014. Entre as bandeiras de luta da categoria, mencionou a redução da jornada de trabalho de 44 para 30 horas semanais, sem diminuição do salário.

A secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, representou o prefeito Alceu Barbosa Velho na cerimônia. Também integraram a mesa de autoridades o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde, Milton Kempfer, e o gerente regional do Ministério do Trabalho, Vanius Corte. (Fonte: Sindisaude Caxias)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *