2

FST reúne confederações para traçar ações e estratégias

O Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST reuniu dirigentes das confederações e centrais filiadas, dia 12 de julho, em São Paulo, para debater sobre a pauta mensal e assuntos relacionados ao movimento sindical. O encontro foi marcado pelo compromisso com o fortalecimento da posição confederativa perante as ações do governo e patronato. No diálogo teve destaque os seguintes assuntos:

Campanhas Salariais – Os dirigentes sindicais registraram as dificuldades do presente momento nas negociações com os empregadores, que estão demitindo e dificultando ao máximo até mesmo repor a inflação do período. Com isso, ficou mantido o mesmo critério de solidariedade ampla e apoio de todas as confederações às campanhas em andamento, especialmente bancários, comerciários, correios e petroleiros, com a disposição e compromisso de todos os membros do FST de comparecerem às mobilizações, paralisações e outros processos de pressão sobre os patrões, a fim de serem conseguidas as reivindicações dos trabalhadores.

Custeio Sindical – Relativamente ao projeto de lei que prevê financiamento das atividades sindicais, da relatoria do Deputado Bebeto (PSB BA), as confederações entendem a relevância da matéria que, para ser aprovada, depende da pressão do movimento sindical sobre os deputados, aos quais devem ser prestados todos os esclarecimentos e a importância do tema.

Diante disso o FST aprovou por unanimidade a permanência, em Brasília, de pelo menos dois representantes de cada confederação filiada para o mencionado trabalho de esclarecimento junto aos parlamentares, a partir de 1º de agosto. E como alternativa ao projeto, foi aprovada a realização de estudos para viabilizar a apreciação do PL 678/2009 (Câmara dos Deputados) ou PLS 248/2006 (Senado Federal), de autoria do senador Paulo Paim (PT RS), já aprovado no Senado e que se encontra atualmente na Comissão do Trabalho na Câmara dos deputados.

Fortalecimento da estrutura do FST – Ao apreciar o primeiro item da pauta reestruturação do FST, as confederações aprovaram a realização de um seminário com palestras e debates, a ser realizado nos dias 17 e 18 de agosto, em Brasília, para debater os seguintes pontos: 1. custeio sindical; 2. fortalecimento da estrutura do FST; 3. reforma dos estatutos da CCT; 4. criação dos FST’s Estaduais. (Fonte: FST)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *