9

Fórum da Enfermagem intensifica mobilização pela valorização da categoria

Com o intuito de intensificar o debate acerca das condições de trabalho e valorização da enfermagem, principalmente nas pautas referentes ao piso salarial e jornada de trabalho, o Fórum Nacional da Enfermagem esteve reunido com a deputada Cármen Zanotto (PPS-SC), que sugeriu a realização de audiência pública em maio para mobilizar a categoria em torno destes temas.

Segundo o secretário-geral da CNTS, Valdirlei Castagna, “precisamos ampliar o debate a fim de mobilizar toda categoria em prol das pautas justas, que há anos são negligenciadas. A CNTS vai fazer essa discussão com a diretoria para definir as estratégias de mobilização junto ao Fórum Nacional da Enfermagem”. 

“Nosso intuito é ampliar a mobilização social e construir consensos sobre os projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e são de fundamental importância para a enfermagem. Buscamos entendimentos para uma valorização da profissão, que inclui uma remuneração condizente com as responsabilidades e qualificações”, disse o coordenador do Fórum, Luciano Silva.

Enfermagem em destaque – A enfermagem vive um momento ímpar de evidência. Recentemente, o Papa Francisco ressaltou o papel insubstituível dos profissionais de enfermagem na assistência aos enfermos. “A enfermagem mantém uma relação pessoal e contínua com os pacientes, dos quais cuida diariamente, ouve as suas necessidades e está em contato direto. Trata-se de funções complexas e múltiplas, que tocam todos os âmbitos da cura, e são realizadas em colaboração com outros profissionais. O caráter de cura e prevenção da sua ação exige um alto profissionalismo, que requer especialização e atualização”.

A Organização Mundial da Saúde – OMS lançou a iniciativa Enfermagem agora, um projeto de três anos em prol da valorização da enfermagem. A duquesa de Cambridge, Kate Middleton foi nomeada patrona do programa. “Vocês se preocupam conosco desde os nossos primeiros anos, vocês cuidam de nós nos nossos momentos mais tristes e mais felizes e, para muitas pessoas, vocês cuidam de nós e de nossas famílias no final de nossas vidas. Sua dedicação e seu profissionalismo são sempre inspiradores”, afirmou a duquesa, dirigindo-se diretamente aos enfermeiros.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *