Fórum 30h Já! retoma as atividades e elabora agenda mínima para os próximos dois meses

Sob a coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS, o Fórum Nacional da Enfermagem – 30 horas já!, retomou os trabalhos nesta terça (24). Na reunião foi aprovada uma agenda mínima até o mês de maio. Entre as principais ações está a coleta de assinaturas dos líderes partidários, a distribuição de material informativo aos novos deputados eleitos e a realização de audiência pública em maio.

O fórum editou a Carta de Princípios que normatiza a composição e funcionamento da organização. Entre os destaques da carta está a modificação na nomenclatura do Fórum, que passou a ser chamado de Fórum Nacional da Enfermagem; a possibilidade da entrada de novas entidades que representem a enfermagem a nível nacional; o financiamento por parte das entidades do Fórum para as mobilizações; mandato de dois anos para os cargos de 1º Coordenador, 2º coordenador, 1º secretário-geral, 2º secretário-geral, 1º tesoureiro e 2º tesoureiro.

Para o coordenador do fórum e secretário-geral da CNTS, Valdirlei Castagna, esta nova formação da coordenação e comissões traz para a enfermagem um novo vigor para continuar na luta. “O nosso principal objetivo é reagrupar a enfermagem em todas as esferas com uma injeção de ânimo para avançar nas lutas. Atualmente enfrentamos barreiras no executivo, legislativo e por parte da patronal. A categoria espera da gente uma resposta e nós vamos nos esforçar ao máximo para mudar essa realidade”, disse.

No dia 25 de março, os membros do Fórum estiveram na Câmara fazendo a coleta de assinaturas dos líderes partidários. Na última semana de março o grupo estará novamente mobilizado dentro da Casa. Entre os principais objetivos estão a coleta da assinatura de todos os líderes partidários e tornar público aos novos deputados da Câmara a importância da aprovação do PL 2295/00 para a enfermagem.

De acordo com Castagna, o Fórum Nacional da Enfermagem também estará se reunindo com os deputados da Frente Parlamentar da Enfermagem para programar audiência pública em maio, que terá como objetivo a mobilização dos deputados em torno do projeto das 30 horas para a enfermagem.

Segundo a vice-coordenadora do fórum, Solange Caetano, outra meta do grupo é se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para conseguir convencê-lo de pautar o projeto. “Estamos marcando uma reunião com o presidente da Casa para mostrar a importância deste projeto para a saúde como um todo. O profissional da enfermagem não pode esperar mais 15 anos por este projeto. Ele [o projeto] precisa ser colocado na pauta”.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *