12

Fetessne realiza curso de formação e atualização para dirigentes sindicais

A Federação Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde da região Nordeste – Fetessne, com apoio da CNTS, realizou curso de formação e atualização para dirigentes sindicais. O evento contou com palestras esclarecedoras para a categoria como reforma trabalhista e conjuntura política, ministradas pela consultora jurídica Zilmara Alencar. Durante a palestra, sobre alterações na legislação trabalhista, Zilmara expôs os interesses da reforma e apresentou os efeitos em relação à terceirização, às relações do trabalho, à Constituição Federal, entre outros aspectos.

O assessor parlamentar André Santos apresentou o panorama político do Brasil, desde o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff até os dias atuais. Pontuou as principais características do governo Temer como também das reformas trabalhista e previdenciária. Entre os tópicos, estavam o equilíbrio da economia com o apoio do mercado, as novas gerações de empresas públicas, a alteração dos marcos regulatórios. Além disso, André falou sobre a crise institucional brasileira no âmbito do Legislativo, Executivo e Judiciário.                        

Segundo o advogado José Pinto da Mota Filho, a reforma trabalhista não vai acrescentar nada aos trabalhadores, que não sejam deveres e a negociação constante dos direitos já garantidos por lei. Ainda foram abordados os temas contribuição sindical, que antes era obrigatória e agora é facultativa, e a negociação coletiva, ponto de preocupação de muitos trabalhadores.

Os sindicalistas participaram de dinâmicas e atividades grupais, coordenadas pelo Dieese. Uma das atividades realizadas foi uma roda de conversa, na qual cada filiado recebeu a tarefa de escrever em um cartão as ideias, reflexões ou discussões que foram debatidas nos dois dias de palestras e apresentá-las para o grupo geral. No segundo momento, a diretora da Fetessne e da CNTS, Lucimary Pinto, do Estado do Maranhão, foi convidada para realizar avaliação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos sindicatos e o que deve ser feito a partir do que foi visto no congresso.

Para o presidente da Fetessne e vice-presidente da CNTS, João Rodrigues Filho, o evento teve o seu objetivo alcançado. “O congresso abordou temas importantes para o país e os dirigentes sindicais puderam se atualizar, realizar questionamentos e fazer reflexões sobre o que foi visto”, ressaltou ele. (Fonte: ABBC Comunicação)

 







 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *