1

Fetessesc participa de I Etapa da Conferência de Enfermagem de Santa Catarina

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina – Fetessesc, Cleber Ricardo da Silva Cândido, participou da abertura da 1ª Etapa da Conferência Estadual de Enfermagem de Santa Catarina, em Criciúma, realizada dia 5 de julho. O evento, promovido pelo Coren/SC, contou ainda com participação de dirigentes dos sindicatos da Saúde de Criciúma e Tubarão. O objetivo é oportunizar um espaço de diálogo, reflexão e proposições para a construção de um documento orientador que possa nortear políticas para a categoria.

O professor da UFSC e enfermeiro, Jorge Lorenzetti, falou sobre o cenário nacional e internacional e a enfermagem catarinense. O pesquisador destacou os desafios da valorização profissional e a necessidade de negociação no fortalecimento da categoria. Os participantes foram divididos em grupos para debater os eixos temáticos, que são seis: Os desafios da assistência de Enfermagem com qualidade; A formação de Enfermagem; Papel Social da Enfermagem; Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem; e Compromisso Ético da Enfermagem.

No final da tarde ocorreu a plenária com todos os participantes para aprovação das propostas dos seis grupos e eleição dos delegados – divididos paritariamente entre técnicos de Enfermagem e Enfermeiros –, que irão representar a região na etapa estadual, nos dias 8 e 9 de novembro, em Florianópolis.

A presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, elogiou a participação dos profissionais da área. “As discussões foram muito produtivas, pois tínhamos profissionais da atenção básica, da área hospitalar, da assistência, das universidades, enfim, acredito que foi enriquecedor para todos. As propostas que vieram dos grupos puderam ser avaliadas pela plenária e isso também revelou o amadurecimento dos participantes em conseguirem analisar a profissão como um todo e não apenas no seu dia a dia, seus desafios pessoais”, disse Bresciani. A próxima etapa regional será em Florianópolis, no dia 10 de agosto. (Fonte: Fetessesc)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *