1

Encontro em Tocantins fecha ciclo itinerante da Conatenf

Com a visita ao Tocantins, a Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – Conatenf encerrou o projeto itinerante pelos estados brasileiros, que teve como objetivo reunir os profissionais de enfermagem de nível médio nos estados para conscientizá-los e informá-los sobre os trabalhos realizados pela Conatenf e sua participação no sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Entre as reivindicações dos conselheiros, das entidades de classe, sindicato e profissionais da categoria estão a necessidade de a Comissão ganhar não apenas voz, mas ter direito ao voto no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Geraldo Isidoro, diretor de patrimônio da CNTS e membro da Conatenf, explicou que a Comissão é um avanço, mas que necessita ter mais representatividade. “É gratificante saber que por meio da atual gestão do Cofen, a Conatenf tem voz nas deliberações da plenária que envolvem os profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem. Somos um quantitativo expressivo de profissionais, mas necessitamos, ainda, ter direito ao voto. Precisamos estar unidos para nos fortalecermos e conquistar nosso reconhecimento e valorização profissional”.

Entre outras demandas estão as progressões de cargos e financeiras dos auxiliares e técnicos que se especializaram; a participação de um membro da Comissão em todos os eventos de nível médio realizados pelo Sistema; e o estudo em curso sobre um projeto de equivalência profissional.

Por iniciativa da Comissão, no Distrito Federal e em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, foi aprovada a Lei do Descanso Digno, que visa a instalação de espaços adequados para que os profissionais de enfermagem possam repousar durante os plantões.

Outra conquista apontada foi um parecer normativo do Cofen, que autoriza os técnicos e auxiliares de enfermagem a realizarem o teste rápido de sífilis e HIV. E ainda, colocar como privativos do técnico e auxiliar de enfermagem a posição de 1º e 2º tesoureiros na composição do quadro diretor dos regionais.

O relatório do projeto itinerante da Conatenf com as demandas, conquistas, reivindicações e informações será entregue ao Cofen no final de março. 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *