2

Diretoria da CNTS se reúne em Brasília para traçar metas

A diretoria efetiva da CNTS se reúne de 24 a 27 de novembro para avaliar as atividades de 2014 e traçar novas metas para 2015. Para encerrar as atividades deste ano, a CNTS também realiza, paralelamente, o Encontro Nacional de Raças e Etnias, que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, e contará com cerca de 120 participantes.

O Encontro Nacional de Raças e Etnias proporcionará aos dirigentes sindicais e aos trabalhadores(as) da Saúde conhecimentos acerca das diversas questões relacionadas ao mundo do trabalho, sobretudo no que tange à situação do trabalhador(a) negro(a) e de grupos étnicos, a partir da instituição da política de cotas como forma de inclusão social. O foco do evento está na capacitação e mobilização para o enfrentamento de questões recorrentes, tais como: forma de acesso ao mercado, como entender a manifestação do preconceito em decorrência da raça ou etnia, a formação e qualificação profissional como condicionantes para estruturação da carreira, dentre outras.

Entre os principais obstáculos para o próximo ano está a queda brusca no número de representantes dos trabalhadores no Congresso Nacional e aumento da bancada empresarial, o que acarretará em maior mobilização e esforço para levar adiante as pautas dos trabalhadores da enfermagem para votação.

Retrospectiva – Neste ano, as principais atividades de destaque foram a realização do IV ENTRADS, evento que contou com a participação de 200 representantes sindicais de todas as regiões do país. O último dia do evento culminou com a audiência pública na Comissão de Legislação Participativa para discutir as 30 horas para enfermagem. Em um marco histórico da enfermagem na Câmara, os participantes do ENTRADS lotaram o auditório.

Em agosto a CNTS realizou o III Encontro Jurídico-Sindical, que contou com a presença de 130 advogados e dirigentes sindicais das federações e sindicatos filiados. O evento teve por objetivo atualizar os conhecimentos dos participantes e orientar os profissionais da saúde e assessorias jurídicas de forma a ter voz ativa no debate para manter as conquistas e assegurar novos direitos.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *