49
CNS

Convocada 16ª Conferência Nacional de Saúde

Saúde

A convocação da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) foi publicada no Diário Oficial da União – DOU, dia 9, por meio do Decreto nº 9.463/2018. Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a etapa nacional da 16ª Conferência será realizada de 28 a 31 de julho de 2019. Ela será precedida por etapas municipais, de 2 de janeiro a 15 de abril, e pelas etapas estaduais e distrital, agendadas para acontecerem de 16 de abril a 15 de junho.

Considerada o maior evento de participação social do Brasil, a 16ª Conferência também é chamada de “8ª + 8” como um resgate à memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986 e considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para a criação do Sistema Único de Saúde – SUS.

O CNS já está promovendo uma série de atividades preparatórias para a conferência nacional em todo o país. Oficinas, simpósios, fóruns, debates, audiências públicas, manifestações, marchas e participações do Conselho em congressos temáticos têm acontecido para mobilizar e potencializar a defesa do SUS, da democracia e dos direitos sociais de todos os cidadãos e cidadãs. (Fonte: Conselho Nacional de Saúde)

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas