6

Contagem regressiva para a IV CNSTT

CNTS

Tendo como objetivo propor diretrizes para implementar a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST, o Conselho Nacional de Saúde realiza a IV Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – IV CNSTT, que acontecerá do dia 15 a 18 de dezembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Os trabalhadores já foram ouvidos nas conferências macrorregionais e estaduais. As propostas de melhorias abrangem todos os tipos de trabalhadores, desde o informal, passando pelo terceirizado, os do setor privado, por fim nos do serviço público.

Em vigor desde 2004, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Suas diretrizes, descritas na Portaria nº 1.125 de 6 de julho de 2005, compreendem a atenção integral à saúde, a articulação intra e intersetorial, a estruturação da rede de informações em Saúde do Trabalhador, o apoio a estudos e pesquisas, a capacitação de recursos humanos e a participação da comunidade na gestão dessas ações.

A conferência deste ano tem como tema “Saúde do trabalhador e da trabalhadora, direito de todos e todas, e dever do Estado”, que tem orientado a discussão em todas as etapas [macrorregionais, estaduais e nacional]. No final do evento será elaborado o documento oficial que orientará o legislativo e executivo na promoção de ações sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora. São esperados 1.128 delegados, eleitos em todo o país e 88 convidados.

A CNTS estará representada pelo vice-presidente, João Rodrigues Filho, que também é coordenador adjunto da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST. De acordo com Rodrigues, para que a população veja efetivamente os resultados da conferência, é necessária maior participação dos poderes Executivo e Legislativo. “Seria bom que todos os segmentos do governo estivessem envolvidos com a promoção da saúde para o trabalhador, que atinge desde os trabalhadores informais até os servidores públicos. Nós precisamos que o Legislativo e Executivo se incumbam de cumprir as recomendações da IV CNSTT”, disse.

O coordenador geral da 4ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e conselheiro nacional do Conselho Nacional de Saúde – CNS, Geordeci Menezes de Souza, apresentou a programação para a 4ª CNSTT no início de novembro.

O evento tem início com a Plenária de Abertura, seguida de mesa redonda com o tema “Desenvolvimento econômico, social e ambiental e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora”. Nas palestras dos “Diálogos Temáticos”, serão discutidos diversos assuntos como Participação e Controle Social, Vigilância em Saúde, Gestão do Trabalho no SUS, Educação em saúde do trabalhador e da trabalhadora, entre outros. Nas palestras dos “Diálogos Transversais”, serão abordados Saúde Mental e trabalho, Proteção Social: Os desafios da seguridade social, Reabilitação e retorno ao trabalho, Saúde no trabalho, Mortes no Trabalho, Desigualdade no trabalho, populações vulneráveis e racismo institucional e outros.

“É importante na Conferência aprofundar mais no debate na área da Saúde do trabalhador e da trabalhadora, na perspectiva de pautar a diminuição de mortes no trabalho onde o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial. Da mesma forma se faz necessário fazer abordagem sobre o uso de agrotóxico no país, já que atinge não só os trabalhadores rurais e suas famílias, mas toda a sociedade brasileira que acaba consumindo esses produtos em nossa alimentação”, enfatizou Geordeci Menezes.

Saúde do Trabalhador

Cerca de 45% da população mundial e cerca de 58% da população acima de 10 anos de idade faz parte da força de trabalho. O trabalho desta população sustenta a base econômica e material das sociedades que por outro lado são dependentes da sua capacidade de trabalho. Desta forma, a saúde do trabalhador e a saúde ocupacional são pré-requisitos cruciais para a produtividade e são de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável.

De acordo com a OMS, os maiores desafios para a saúde do trabalhador atualmente e no futuro são os problemas de saúde ocupacional ligados com as novas tecnologias de informação e automação, novas substâncias químicas e energias físicas, riscos de saúde associados a novas biotecnologias, transferência de tecnologias perigosas, envelhecimento da população trabalhadora, problemas especiais dos grupos vulneráveis (doenças crônicas e deficientes físicos), incluindo migrantes e desempregados, problemas relacionados com a crescente mobilidades dos trabalhadores e ocorrência de novas doenças ocupacionais de várias origens.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *