3

Congresso ABEn debate futuro da enfermagem

CNTS

Para onde Caminha a Enfermagem Brasileira?” foi o tema central do 67º CBEnCongresso Brasileiro de Enfermagem, realizado de 27 e 30 de outubro de 2015, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn Nacional, debateu sobre os avanços da profissão e do desenvolvimento científico, com a preocupação em refletir sobre a realidade da enfermagem e vislumbrar mudanças, visando a competência e a qualidade profissional.

Os diretores da CNTS Adair Vassoler, Valdirlei Castagna, Mário Jorge Filho e Geraldo Santana participaram do congresso, que ocorreu concomitante com o 4º Colóquio Latino-Americano de História de Enfermagem (CLAHEn). Os dirigentes coletaram assinaturas em defesa da aprovação do PL 2.295/00, que define a jornada de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem. E mais uma vez, divulgaram as cartilhas da Confederação sobre a NR 32, que dispõe sobre saúde e segurança do trabalhador da saúde, e de combate ao assédio moral no local de trabalho.

O evento foi precedido de oficinas que congregaram representantes dos serviços de saúde, de instituições de ensino e dos órgãos de classe, em que  foi definido o tema central do evento “como sendo o resgate do que foi realizado pela enfermagem no último milênio e quais os desafios para os próximos anos, a partir das perspectivas: política, prática, conhecimento e formação”.

Desta forma, o tema central foi desenvolvido em quatro grandes eixos: conquistas, desafios e perspectivas da enfermagem para o alcance das metas do milênio no âmbito das políticas de saúde e educação no mundo globalizado; no âmbito das práticas de saúde e enfermagem frente às necessidades da população; no âmbito da divulgação, translação e consumo do conhecimento no conjunto da produção global do conhecimento; e no âmbito da formação e atuação dos recursos humanos de saúde e enfermagem.

O evento recebeu, aproximadamente, 3 mil participantes entre enfermeiros, técnicos/auxiliares de Enfermagem, estudantes de Enfermagem, bem como demais profissionais de saúde, do Brasil e do exterior. A programação científica foi implementada na forma de conferências, com a presença de conferencistas nacionais e internacionais, painéis, mesas redondas, rodas de conversa, relato de experiências exitosas, cursos, oficinas, simpósios, reuniões temáticas e institucionais, feira de exposição tecnológica e livros. (Com informações do Portal ABEn)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *