4

CNTS se reúne com Ministério Público para debater ensino à distância para enfermagem

A busca de soluções para a má qualidade dos cursos de enfermagem na modalidade do Ensino à Distância – EaD foi o objetivo da reunião de dirigentes da Confederação com a Procuradora da República do Distrito Federal, Eliana Pires Rocha, nesta quarta-feira, 16. O encontro aconteceu a convite da procuradora, após conhecer o relatório da fiscalização dos cursos pelo Cofen, em atendimento a determinação da Procuradoria, após denúncia feita pela CNTS da má qualidade da formação por EaD. Como resultado do encontro, ficou definida a criação de um grupo de trabalho no âmbito do Ministério da Educação, com participação das entidades da enfermagem, para buscar solução para o problema.

“A fiscalização confirmou nossa preocupação em relação à má qualidade da formação profissional na área da enfermagem e o Ministério Público Federal, avaliando o resultado da fiscalização realizada pelo Cofen, entendeu por bem ampliar a discussão com as entidades, no âmbito do Ministério”, destacou Valdirlei Castagna, secretário-geral da CNTS e coordenador do Fórum Nacional da Enfermagem. Participaram da reunião, também, representantes do MEC, da ABEn e do Cofen. O Ministério vai enviar às entidades cópia da resolução que determinou o início das discussões para aperfeiçoamento da regulação e fiscalização de cursos EaD.

A procuradora anotou, ainda, a preocupação levantada por Castagna, no sentido de que o debate deve envolver, também, os cursos de formação do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, que representam 80% da categoria e cujas formação e funções exercidas são regulados por cada Estado, sem fiscalização por parte do Ministério. Castagna alertou, ainda, sobre a proliferação desenfreada de instituições formadoras, sem o devido acompanhamento.

A procuradora disse que “eventuais irregularidades constatadas em cursos técnicos de enfermagem, cuja regulação e fiscalização incumbem aos estados, deverão ser encaminhadas ao respectivo Ministério Público estadual”. E que todas as reivindicações feitas ao MEC “poderão ser noticiadas ao Ministério Público Federal para que possa acompanhar as providências adotadas”.

O diretor de Assuntos Legislativos, Mario Jorge Filho, também participou da reunião, na Promotoria. “Esperamos que a discussão resulte em medidas legais e administrativas que venham corrigir esse grave problema, que resulta em assistência desqualificada e, até mesmo, temerosa, por colocar em risco a vida das pessoas”, enfatizou Mário Jorge.

Denúncia – “Quando buscamos um modelo de assistência humanizado, torna-se imprescindível observarmos a qualidade na formação como fator preponderante para a obtenção de práticas seguras e que realmente resultem na melhoria e recuperação da saúde”. Este foi um dos argumentos constantes da denúncia feita pela CNTS, em 2014, aos ministérios da Educação e da Saúde e à Procuradoria Geral da República e que levaram à fiscalização dos cursos.

A Confederação apontou a “preocupação em razão das especificidades que redundam a área da saúde, não sendo possível a formação de profissionais por meio inadequados para tanto, até porque a atividade do cuidar ultrapassa as necessidades do capitalismo e a vida consiste no maior bem da humanidade, devendo ser preservada a todo custo”. A CNTS cobrou a fiscalização e acompanhamento mais rigoroso nas instituições formadoras, sob a justificativa de que “no ensino em saúde, por se tratar de ciências humanas, a teoria não pode ser dissociada da prática, sobretudo na área da enfermagem”.

Em defesa da assistência da enfermagem de forma humanizada e qualificada, com base no que preconiza os princípios do SUS, a CNTS reivindicou aos órgãos públicos a instauração de procedimentos administrativos e judiciais no sentido de proteger os interesses sociais e o cancelamento de autorização ou reconhecimento de cursos por meio do modelo EaD. E também a ampla fiscalização nas instituições formadoras, “de modo a garantir que os futuros formandos sejam detentores de fato das condições necessárias para o exercício digno da profissão”.

A CNTS encaminhou a denúncia ao Ministério Público Federal, que instaurou o Inquérito Civil 1.16.000.001728/2014-47 e, por despacho da Procuradoria, solicitou posicionamento oficial do Cofen sobre “a eficiência da atuação fiscalizatória desenvolvida, no âmbito dos cursos de Enfermagem, pelo MEC nas Instituições de Ensino Superior; a eventual necessidade de regulamentação complementar do Ensino Superior da Enfermagem; a adequabilidade da aplicação nas áreas da saúde, da modalidade EAD”.

O resultado só veio confirmar a preocupação da CNTS: a má formação do Ensino a Distância (EaD) coloca em risco a saúde da sociedade. “A situação encontrada é estarrecedora”, conclui o relatório, encaminhado ao Ministério Público Federal, que vai apurar a situação. O documento foi enviado também aos ministérios da Saúde e da Educação, ao Conselho Nacional de Saúde, ao Conselho Nacional de Educação, ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa e ao Congresso Nacional, para conhecimento e providências. Em dois estados, os relatórios foram encaminhados também à Polícia Federal para apurar possíveis práticas de crimes.

Em reunião do Conselho Nacional de Saúde, também no dia 16, o vice-presidente da CNTS e conselheiro nacional, João Rodrigues Filho, lamentou que o Ministério da Saúde não tenha dado nenhum andamento nem respondido à denúncia da Confederação, feita em 2014. (Com informações da ata da reunião)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *