2

CNTS realizará seminário sobre exame de suficiência na graduação em enfermagem

Quais são os aspectos positivos e negativos que o exame de suficiência poderá trazer para o dia a dia dos profissionais da enfermagem? E para a qualidade da assistência? Como e até que ponto a aprovação em um exame poderá interferir no trabalho do profissional, submetido a extensa jornada de trabalho, às más condições de trabalho, estrutura deficiente e escassez de pessoal e de recursos? A responsabilidade com a qualidade da formação será apenas do trabalhador? Que medidas complementares serão necessárias e adotadas, visando a qualidade da formação teórica e prática oferecida pelas instituições de ensino, ou os programas de atualização permanente?

Temos inúmeras provas de que uma lei, por si só, não é suficiente para surtir os efeitos almejados. São muitos os questionamentos e para buscar respostas a essas e outras perguntas a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde vai realizar, em Brasília, dia 17 de agosto de 2016, seminário sobre exame de suficiência para graduandos em enfermagem. O seminário visa subsidiar decisão da CNTS em relação ao PL 4.930/2016, do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), com apoio do Conselho Federal de Enfermagem, que propõe a aprovação do Exame de Suficiência como requisito obrigatório para o exercício da Enfermagem no Brasil.

O debate ocorrerá durante reunião da diretoria efetiva e do conselho de representantes da Confederação. São convidados a participarem do seminário dirigentes do Cofen, da ABEn, da FNE, da Anaten, da CNTSS e da ENEEnf. O assunto será abordado em palestras do enfermeiro Manoel Neri da Silveira, presidente do Cofen e da enfermeira Kênia Lara da Silva, da ABEn-Minas Gerais e membro da Comissão Permanente de Educação da ABEn Nacional. O debate será mediado por um dirigente da CNTS.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *