4

CNTS quer incluir auxiliares e técnicos em PL que concede aposentadoria especial

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou o Projeto de Lei 349/16, que dispõe sobre a concessão de aposentadoria especial para enfermeiros quando completados 25 anos de contribuição previdenciária. A CNTS vai apresentar emenda ao projeto para incluir os profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem que representam 80% da categoria e dão assistência permanente aos usuários dos serviços de saúde.

“A CNTS parabeniza a iniciativa do senador em apresentar esta proposição, mas fica preocupada porque o PL está excluindo 80% da mão de obra da enfermagem [técnicos e auxiliares] que são profissionais que ficam à beira dos leitos dos pacientes acamados. Eles devem ser contemplados também no PL 439/16”, afirma o tesoureiro da CNTS, Adair Vassoler.

Ainda segundo Adair, a Confederação deve protocolar emenda ao PL até a próxima quinta-feira, dia 27, solicitando a inclusão destes profissionais no rol de beneficiados com aposentadoria especial. “A CNTS está propondo emenda para fazer justiça a toda categoria da enfermagem. Mas a demanda da enfermagem vai para muito além da aposentadoria especial com pautas como a regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais, piso salarial nacional e implementação efetiva do dimensionamento de pessoal, que historicamente defendemos para toda a categoria”.

A justificativa da proposição se baseia em jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça – STJ, na decisão final do Recurso Especial nº 1.514.460-PR, que reconhece como inerente à atividade dos profissionais da enfermagem a exposição a riscos biológicos e a nocividade do trabalho desenvolvido. O objetivo do Projeto de Lei 349/16, segundo o senador Paulo Paim, é “dar extensão normativa à interpretação que já é adotada em tribunais superiores pátrios, assegurando a aposentadoria especial a estes profissionais, em face da evidente exposição a riscos decorrentes da natureza especial da atividade profissional”.   

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *