1

CNTS integra grupo do MTE para discutir organização sindical na saúde

CNTS

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS participou nesta quarta (10) da primeira reunião do grupo de trabalho da Secretaria de Relações do Trabalho – SRT, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE que vai discutir a organização da representatividade sindical dos trabalhadores na saúde. O GT foi instituído a partir da Portaria do Ministério do Trabalho nº 14, atendendo a reivindicação da CNTS e CNTSS. Os membros do grupo foram oficializados a partir da Portaria nº 15. A Confederação tem como membro titular o secretário geral, Valdirlei Castagna e como suplente o vice-presidente, João Rodrigues Filho.

Participarão ainda do GT três representantes titulares e três suplentes da Secretaria de Relações do Trabalho; um representante titular e um suplente das centrais sindicais que alcançaram o índice de representatividade para o ano de 2015; um representante titular e um suplente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS; e um representante titular e um suplente da Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE.

Segundo o secretário geral da CNTS, Valdirlei Castagna, a criação do grupo de trabalho tem como objetivo impedir a fragmentação sindical. “Hoje, no Brasil, estamos vivendo uma epidemia na criação de sindicatos sem força e nenhuma expressão. Junto com isso vem o esfacelamento do movimento sindical na área da saúde. A intenção da CNTS e CNTSS quando solicitaram a criação do GT é que o MTE normatize a criação de novos sindicatos de profissionais da saúde, impedindo a liberação de carta sindical para sindicatos sem força de representação”.

Na primeira reunião os integrantes do grupo discutiram a problemática e devem apresentar nas próximas reuniões, que acontecem quinzenalmente, soluções efetivas para o problema. O prazo para conclusão dos trabalhos será de noventa dias, podendo ser prorrogado por igual período.

De acordo com Castagna, quem se beneficia com esta conjuntura sindical atual é o patronato. “O único interessado nesta divisão dentro dos sindicatos de saúde é o patrão que, sem dúvidas, não terá problemas em se impor diante de um sindicato enfraquecido”, disse.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *