1

CNTS alerta para prevenção como forma de combate ao câncer

 O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Entre 2009 e 2014, o índice de casos da doença no país aumentou 13,4%, número que representa uma taxa de aumento de mais ou menos 2% ao ano. Ao todo, são 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca. Levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Mastologia – SBM indicam que a taxa de mortalidade é maior entre mulheres com mais de 70 anos. Há também uma diferença nos índices de morte por câncer verificados por região: No norte do país o índice é de 12,9%; no nordeste é de 14,9%; já na região sul é de 15,3%; na região centro-oeste é de 16,6% e no sudeste é de 16,9%.

 

 As chances de cura do câncer de mama são de até 97%, se a mulher buscar tratamento ainda na fase inicial da doença. A mamografia é capaz de identificar tumores ainda muito pequenos, de apenas um milímetro. Depois dos 40 anos, as mulheres devem se submeter ao exame de mamografia uma vez por ano, segundo recomenda a Sociedade Brasileira de Mastologia.

 

Para alertar a população sobre a incidência dessas doenças, no mundo inteiro, anualmente, são realizadas as campanhas ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, destinadas ao combate do câncer de mama e próstata, respectivamente. Pelo quarto ano consecutivo a CNTS participa das campanhas e incentiva a realização de exames preventivos, como forma de combate ao aumento na incidência dos cânceres. O objetivo da Confederação é, também, ampliar o alerta para o cuidado com todas as doenças. Para o presidente da Confederação, José Lião de Almeida, “a falta de informação por parte da população a respeito dos exames realizados precisa ser superada. A análise clínica é fundamental para um diagnóstico precoce e um tratamento que viabilize a cura”.

 

 A diretora e coordenadora do Comitê de Gênero da CNTS, Maria Salete Cross, alerta para a importância da prevenção. “É preciso detectar a doença no início, quando o tratamento é possível. Este alerta vai principalmente para os homens, que por um tabu vão tardiamente realizar o exame necessário para detecção do câncer de próstata. Para isso, o poder público precisa investir massivamente em campanhas e mobilizações para que a população possa realizar os exames necessários”, alertou.

 

(Com informações Inca, Portal iG e UOL). 

 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *