Centro-Oeste e Tocantins analisam cenário da saúde pública em plenária popular

Sociedade civil, gestores e trabalhadores da saúde dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e do Distrito Federal estiveram reunidos em Brasília/DF, nos dias 27 e 28 de março, para reforçar o papel da participação popular na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). A Plenária Popular do Centro-Oeste e Tocantins reuniu cerca de 200 pessoas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A atividade, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com os conselhos estaduais, faz parte da etapa de mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

A presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, enfatizou que um dos desafios da 15ª CNS é resgatar o caráter popular das conferências. “O SUS tem que ter a cara do povo brasileiro. Vamos descobrir os caminhos para o fortalecimento do sistema dialogando com a população”, disse. Para Socorro, “a plenária popular é um momento de reflexão, de olhar para o cenário das regiões e ver a agenda política que vai legitimar a conferência nacional”. 

Socorro destacou ainda a importância do envolvimento dos governos nas etapas da conferência, incluindo esta fase de mobilização, para que as deliberações se materializem nos planos estaduais e municipais de saúde. “A gestão precisa aproximar sua agenda da agenda da sociedade. Os governos foram eleitos com voto popular e assumiram compromissos com a saúde. Na conferência, vamos cobrar o compromisso com o Sistema Único de Saúde”, defendeu.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, aproveitou a Plenária Popular para assinar o decreto de convocação da 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal, marcada para os dias 24 e 25 de julho. “O SUS foi a maior conquista da população brasileira para a inclusão social, mas temos problemas que devem ser debatidos com franqueza para oferecer atendimento de qualidade à população”, disse.

Conferência – As plenárias populares realizadas em março nas cinco regiões do país fazem parte da agenda de mobilização para incentivar o engajamento direto da sociedade na 15ª Conferência Nacional de Saúde. Nos dias 13 e 14 de abril, a capital federal sediará a 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais.

Os debates deliberativos da 15ª CNS iniciam no mês abril, com as conferências municipais (9 de abril a 15 de julho), e seguem até setembro com as conferências estaduais (16 de julho a 30 de setembro). A etapa nacional será de 1 a 4 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. O tema norteador das discussões é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. (Fonte: CNS) 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *