Centrais e governo criam novo grupo de trabalho para debater reforma da Previdência

Diante do impasse na comissão tripartite em relação à reforma previdenciária, o governo decidiu acatar a proposta das centrais sindicais no sentido de criar um grupo técnico, incluindo representantes do governo, do Dieese, em nome dos trabalhadores, e da Confederação Nacional da Indústria, como representante dos empregadores, o INSS e o Legislativo, para subsidiar as discussões e elaboração do texto final.

Na reunião desta terça-feira, 28, entre representantes das quatro centrais sindicais e sindicatos de aposentados que participam do grupo inicial com os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para debater os impactos da reforma para os trabalhadores, o Dieese apresentou um diagnóstico do setor, que contesta a proposta do governo de adotar idade mínima para a aposentadoria e regras de transição, tirando direitos. A Confederação Nacional da Indústria apresentou um rol de propostas antitrabalhistas e uma postura neoliberal quanto à seguridade social.

O novo grupo irá receber as propostas das entidades dos empregadores e levá-las aos representantes dos trabalhadores para, então, o governo formalizar uma proposta a ser enviada ao Legislativo. Não foi estabelecido um prazo para apresentação de uma proposta de reforma, porém, diante das divergências, o governo reconhece a impossibilidade de enviar a proposta ainda em julho, como havia anunciado. Agora, segundo o ministro Eliseu Padilha, a pretensão é que a proposta seja votada até o final de 2016.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *