5

7 de abril – Dia Mundial da Saúde – Lutar pelo SUS é lutar pela Democracia

O Conselho Nacional de Saúde – CNS convida a todos os Conselhos Estaduais de Saúde a promoverem atos no próximo dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, em favor do Dia Nacional em Defesa da Democracia. Em Brasília, será feito um abraço simbólico ao edifício sede do Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios.

A ideia é que a mobilização alcance os 26 Estados e o Distrito Federal. Convide os conselheiros, representantes dos movimentos sociais e da sociedade civil, os agentes que se importam com o Sistema Único de Saúde – SUS e a imprensa. A sugestão é que entidades, instituições e organizações que defendem o direito à saúde ocupem e abracem, em cada cidade brasileira, um símbolo da presença do SUS.

Lutar pelo SUS é lutar pela Democracia. Sem democracia, não há SUS. A ruptura no processo democrático brasileiro, em curso no país, pode significar uma brecha para a atuação de interesses privados contrários às necessidades do povo brasileiro, além da paralisação de projetos, programas e investimentos na área da saúde, como na Atenção Básica – Saúde da Família e Mais Médicos –, na Assistência Farmacêutica – Farmácia Popular e Medicamentos de alto custo –, por exemplo.

“Isso nós não podemos permitir. No dia 7 de abril, em especial, o CNS convoca a sociedade brasileira para a Defesa da Democracia e do SUS com o objetivo de voltar a atenção para o combate ao Aedes Aegypti e à luta pela aprovação de um financiamento mais justo ao SUS”, ressalta Ronald Santos, presidente do Conselho Nacional de Saúde

 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *