2

15ª Conferência Nacional de Saúde é tema de debate no Canal Saúde

A presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro Souza, o conselheiro do CNS, Clovis Boufler e o secretário de Saúde de Sorocaba (SP), Armando Raggio participaram do programa Sala de Convidados, do Canal Saúde. Na ocasião os entrevistados falaram sobre a 15ª Conferência Nacional de Saúde que vai acontecer em 2015, com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”.

De acordo com a presidente as conferências e os conselhos são importantes e são garantias constitucionais. “O caminho para o Brasil ampliar é avançando na participação social”, afirmou Socorro.

“A Conferência vai focar na qualidade, no cuidar bem, esse é o objetivo do Sistema Único de Saúde” disparou Boufleur.  Para Raggio, o processo que se dá com a conquista do direito à saúde no Brasil é polo de dinamização do movimento democrático. “A saúde aglutina, provavelmente, todas as políticas sociais”, finalizou.

A Conferência Nacional de Saúde será dividida em etapas. A primeira começou em agosto de 2014 e vai até março de 2015, tem por objetivo articular o calendário da saúde coletiva brasileira e dos movimentos sociais e populares, para diálogos e formulações acerca da efetivação da Saúde enquanto direito, promovendo uma ampla avaliação da Saúde no Brasil.

A segunda fase, que são as etapas Municipais e Estaduais, terão por finalidade a indicação de diretrizes e eleição de delegados e delegadas, e está prevista para o período de março a outubro de 2015. A terceira fase é a Conferência Nacional de Saúde, propriamente dita, e ocorrerá em novembro de 2015, em Brasília.  Uma importante inovação é a criação da quarta etapa, que é o Pós Conferência Nacional, de modo que vai dispor de mecanismos e instrumentos para monitorar e avaliar, no período dos quatro anos seguintes, as deliberações aprovadas. (Fonte CNS)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *