Institucional

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS é uma realidade presente no cotidiano da categoria, contando com oito federações filiadas – de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Região Nordeste e Região Norte – e 190 sindicatos vinculados. Criada em 21 de dezembro de 1991, pelo consenso de representantes de sete das oito federações estaduais então existentes e mais de 50 sindicatos presentes no grande encontro nacional, realizado na colônia de férias do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo, em Peruíbe (SP), a CNTS passou a realizar as aspirações de profissionais e de dirigentes sindicais da área da saúde.

Naquele mesmo dia, foram eleitos e empossados os membros da primeira Diretoria, do Conselho Fiscal, os suplentes e a representação internacional. A Confederação se orgulha de ter sido fundada com a participação da base. Anteriormente, a representação nacional sindical dos trabalhadores na saúde era ligada à Confederação dos Trabalhadores do Comércio. Desde 1985, porém, as lideranças da saúde reivindicavam secretaria específica junto àquela entidade.

Com a aprovação da Constituição Federal de 1988, que assegurou legalmente a formação de novas confederações, a categoria tomou fôlego e se dispôs a criar sua entidade específica em nível nacional.

A sede provisória funcionou por dois anos e meio nas instalações da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo. Somente em maio de 1994, conscientes da importância de marcar presença junto às instâncias dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais, a sede foi transferida para Brasília.

A partir daí, foi possível fazer um diagnóstico da categoria: quantos são, onde trabalham, quais são os dilemas e objetivos nas relações de trabalho. Assim, ficou respaldada para levar à frente sua missão.

Em Brasília, faz um trabalho de acompanhamento das matérias de interesse dos trabalhadores em geral, e dos profissionais da saúde em particular, nos tribunais, no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional. Nos últimos anos, conquistou espaços fundamentais na representação política junto às instituições governamentais e também em movimentos e atividades com outras entidades sindicais e de classe representativas dos trabalhadores, como o Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores na Área da Saúde (Fentas), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Internacional de Serviços Públicos (ISP). Ao longo dos anos, com a realização de congressos e seminários, os dirigentes das entidades sindicais da saúde trocaram experiências, dividiram dificuldades e vitórias.

Todos formam a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde e a CNTS estará sempre a postos, como representante de aproximadamente um milhão de trabalhadores e rumo à construção de uma entidade cada dia mais forte. Ao completar 30 anos em dezembro próximo, a CNTS tem a certeza de que é a participação de todos que constrói e fortalece.

Atuação permanente da CNTS

  • Representar e defender os interesses individuais e sociais dos Trabalhadores na Saúde junto aos poderes constituídos, com total imparcialidade no campo das ideologias política e sindical, religião, sexo, raça ou opção de vida.
  • Defender o fortalecimento da organização Sindical dos Trabalhadores, como instrumento legítimo da representação dos Trabalhadores em geral – Reforma Sindical. Garantia do exercício da democracia sindical, unicidade com legitimidade de representação e fonte de custeio segura para o exercício das tarefas sindicais, no interesse do coletivo sobre o individual e, sem a interferência externa.
  • Defender a Saúde Pública universalizada com qualidade – Dever do Estado.
  • Respeitar o contraditório e, as deliberações democráticas, sem perder a razão das nossas convicções.
  • Atuar em conjunto com as Federações filiadas na execução de projetos de formação político-sindical no interesse da categoria.